Pontos de Vista

António Mendes Nunes

Coelheiros renascida

Trocar Nova Iorque, onde se realiza um dos mais famosos salões de automóveis do mundo, por uma herdade do concelho de Arraiolos, pode parecer loucura, no entanto foi o que fizeram, em 2015, Alberto Weisser e Gabriela Mascioli, casal de brasileiros mas cidadãos do mundo,…
Francisco Mota

O mistério da Mini

É um sucesso de marketing, mas a verdade é que ninguém sabe se a Mini alguma vez deu lucro, desde que foi comprada pela BMW.
António Mendes Nunes

Uma rentrée animada

Em Setembro, enquanto lá por fora a sensação da rentrée foi o Salão Automóvel de Frankfurt, no mundo vinícola caseiro festejaram-se algumas efemérides, nomeadamente os 25 anos da primeira colheita do Quinta da Gaivosa, de Domingos Alves de Sousa, logo seguida pela 5ª edição de…
Francisco Mota

E depois dos SUV?

Tenho andado a colecionar respostas a esta pergunta, das marcas que os têm lançado ultimamente, ou seja, todas. E tenho más notícias, para quem não gosta deles.
António Mendes Nunes

Amphora, o vinho de barro da Cortes de Cima

Quando Carrie e Hans Jorgensen começaram a fazer vinho na Herdade Cortes de Cima, em 1988 (ano do lançamento do Suzuki Grand Vitara) não ficaram indiferentes às técnicas tradicionais da região da Vidigueira. Compraram várias talhas mas o resultado final não os entusiasmou a prosseguir.…
Francisco Mota

A grande falha do VW T-Roc

O T-Roc promete ser um sucesso de vendas, com a procura prevista a superar a capacidade de produção da Autoeuropa. Mas isso não impede que tenha uma falha clamorosa.
António Mendes Nunes

Dão Grão Vasco de cara lavada

O Dão Grão Vasco é uma marca histórica de vinhos pertencente à Sogrape, que no ano em que comemora as 60 vindimas surgiu de cara lavada, mantendo no rótulo o retrato de S. Pedro executado há 500 anos pelo pintor que dá nome ao vinho:…
Francisco Mota

Smart: demorou, mas foi!

Um dos menos espetaculares, mas mais significativos concept-cars do último salão de Frankfurt foi o Vision EQ Fortwo. Antevê uma Smart totalmente elétrica, num verdadeiro regresso às origens.
António Mendes Nunes

Tempo de Brancos de vários estilos

Há brancos muito leves para refrescar os dias de calor e outros mais encorpados que nos fazem boa companhia à mesa. Apresentamos três sugestões recentemente chegados ao mercado. No lote dos mais vendidos está o Gazela, um Vinho Verde da Sogrape (uma das maiores empresas…
Francisco Mota

TVR fora de moda

A TVR voltou. Após anos de incerteza, a marca inglesa lançou o novo Griffith na esperança de recuperar os seus anos dourados. Será que vai no bom caminho?
Francisco Mota

O melhor do salão

O salão de Frankfurt começou mal, com o anúncio da ausência de dez marcas importantes. Mas depois de o visitar, conclui que continua a ser o melhor salão do mundo.
Pedro Silva

Quer um Cayman/Boxster que “arruma” o 911?

A passagem dos motores boxer de 6 cilindros para os boxer de 4 cilindros turbo nos Porsche Boxster/Cayman tem recebido várias críticas (sobretudo da imprensa e revelando algum desconhecimento da história da marca), mas a verdade é que abrem ao bilugar de motor central um…
Francisco Mota

Velar apanhou o vírus

A Land Rover foi a última vítima de uma virose que anda a atacar as marcas de prestigio. A prova? Basta olhar para o novo Velar.
Pedro Silva

250 cv por menos de 30 000€

Quer um compacto desportivo (novo) com 250 cv e mais divertido de conduzir do que um Golf GTI por menos de 30 000? Não é possível? Acredite que é. E bom.
Francisco Mota

Nem tudo o que luz é ouro

Nem todos os supercarros são super investimentos. Veja-se o Lexus LFA: cinco anos após o fim da produção, ainda há 12 por vender.
Sandro Mêda

Ser-se o máximo; é um clássico

Performance. É o anglicismo menos traduzível e um dos mais indefinidos, mas, simultaneamente, o que mais emoção e mais rapidamente consegue rotular um automóvel especial. Quanto maior a performance, mais especial; e isso, claramente, assenta que nem uma luva aos veículos clássicos. Aliás, a performance…
Pedro Nascimento

O novo rei do «cool» e as bolas do outro

Nota preambular: a foto que acompanha esta crónica não é minha, não conheço o autor, chegou até mim via redes sociais sem crédito ao autor; e é pena. Gostava muito de dizer que o fulano-de-tal fez o boneco do dia, do mês, do ano. (A…
Francisco Mota

Até onde chega a estrela?

Do furgão da feira à limousine de luxo, em tudo cabe a estrela, agora até numa pick-up.
Pedro Silva

Só para conhecedores

O Audi S1 já é um carro fabuloso na sua definição de fábrica, mas com a devida preparação ficamos com um míssil de mais de 300 cv capaz de trucidar superdesportivos numa estrada sinuosa. Tudo pelo preço de um Golf GTI.
Francisco Mota

E a Porsche fez uma carrinha

Depois dos SUV, a Porsche lança uma carrinha. O que virá a seguir, uma pick-up?...

Assine Já

Edição nº 1460
Já nas bancas

Digital Papel

Os mais recentes